Ouvindo...

IBGE: taxa de desemprego cai a 8% entre abril e junho deste ano

Índice é o menor para um semestre terminado em junho desde 2014; percentual representa retração de 0,8 ponto percentual em relação a período encerrado em março

População desocupada é formada por 8,6 milhões de brasileiros

A taxa de desemprego no Brasil entre abril e junho foi de 8%. O índice representa queda de 0,8 ponto percentual ao trimestre encerrado em março. Os dados constam na mais recente edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, publicada nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os 8% configuram o menor índice de desemprego para um trimestre terminado em junho desde 2014. Segundo IBGE, a população desocupada é de 8,6 milhões de brasileiros, número 8,3% menor ao registrado no trimestre anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve retração de 14,2% — o que representa 1,4 milhão a menos de desocupados.

Paralelamente, a população ocupada é formada por 98,9 milhões de cidadãos. No trimestre encerrado em março, foram registrados 1,1 milhão a menos de ocupados. Entre abril e junho do ano passado, haviam 641 mil pessoas a menos nesse grupo. O nível de ocupação é de 56,6%.

Mais dados da PNAD Contínua - abril a junho

População subutilizada: 20,4 milhões

População subocupada por insuficiência de horas trabalhadas: 5,1 milhões

População fora da força de trabalho: 67,1 milhões

População desalentada: 3,7 milhões

Empregados com carteira de trabalho no setor privado: 36,8 milhões

Empregados sem carteira no setor privado: 13,1 milhões

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.