Ouvindo...

TV Brasil deixa de transmitir notícias oficiais, e governo Lula cria ‘Canal Gov’

TV Brasil não cobrirá notícias do Governo Federal, e conteúdo sobre a presidência da República caberá ao ‘Canal Gov’

Mudança aconteceu nesta terça-feira

O Governo Federal extinguiu nesta terça-feira (25) a TV Brasil 2 criada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para substituir a antiga NBR. Agora o espaço dará lugar ao Canal Gov para a cobertura diária da agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e as ações da administração. Em contrapartida, a TV Brasil assumirá integralmente a função de emissora pública com programação voltada à cultura e à educação, segundo afirmou o governo por meio de nota.

A reformulação na Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) é outra ação que integra o rol de medidas do governo Lula para contrapôr as adotadas pelo ex-presidente Bolsonaro. No primeiro ano de seu mandato, o político carioca extinguiu a NBR, até então destinada à produção de conteúdos oficiais do Governo Federal e à exibição de informações e atos. O canal se transformou na TV Brasil 2 com o intuito de cumprir a mesmíssima função — mas nominalmente integrado à programação titular da TV Brasil.

Agora, o Canal Gov ocupará a sintonia da recém-finada TV Brasil 2. A diretoria da EBC defende que a medida é uma estratégia para separar a comunicação pública da comunicação governamental. A expectativa é que nos próximos dias seja lançado um portal de notícias exclusivos para publicações sobre o governo Lula.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.