Ouvindo...

Presidente do PL avalia ação internacional para recuperar direitos políticos de Bolsonaro

Ex-deputado Valdemar Costa Neto afirmou que PL estuda uma forma de reverter decisão do TSE com apoio de algum órgão internacional

Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, diz que buscará com entidades internacionais maneira de reverter decisão do TSE que tornou Bolsonaro inelegível

O presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, afirmou que a sigla estuda uma ação em um órgão internacional para tentar reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou os direitos políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Estamos estudando agora outra forma para ver se tem algum órgão internacional. Para Bolsonaro, está liquidado o assunto. Ele falou: ‘Não adianta, esse pessoal vai me deixar impedido de ser candidato’. Eu pedi para uma pessoa amiga fazer um estudo na área internacional, sem consultar o Bolsonaro e sem gastar dinheiro também. Acho que se a gente tivesse um lugar para recorrer, conseguiria reverter a inelegibilidade”, explicou o presidente do PL.

Em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”, Valdemar disse que o TSE errou ao tornar Bolsonaro inelegível e que o ex-presidente está sendo perseguido pelo ministro Alexandre de Moraes.

“Bolsonaro é perseguido, lógico. Foi perseguido pelo TSE, foi injustiçado. Ele jamais poderia ficar inelegível. Isso o camarada da direita vê. Eles são esclarecidos, gente de opinião”, afirmou Valdemar.

Em junho, o TSE decidiu, por 5 votos a 2, tornar Bolsonaro inelegível pelos próximos oito anos. Ele foi condenado em ação do PDT que questionou a legalidade de um encontro do ex-presidente com embaixadores para criticar o sistema eleitoral do Brasil.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.