O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve examinar a possibilidade de reconduzir o procurador-geral da República, Augusto Aras, para um novo mandato à frente do Ministério Público Federal (MPF).
Em entrevista ao jornal O Globo, Dino admitiu que grupos próximos de Lula estão defendendo o nome de Aras para continuar no cargo. O procurador teve atuação próxima ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi criticado pelos próprios petistas por atuar de forma omissa em casos envolvendo Bolsonaro.
“Eu acho que o presidente da República deve ouvir todas as pessoas. Há segmentos que apoiam o presidente defendendo o doutor Aras? Há. Acho que ele deve examinar essa possibilidade. O que eu vejo é que ele próprio vai conversar com as pessoas. Porque na indicação da Defensoria Pública Geral da União, ele só nomeou depois de conversar com os nomes que estavam na lista. Eu imagino que, em relação ao PGR, ele vai ouvir uns quatro ou cinco nomes que pessoas ao redor dele defendem”, diz Dino.
Aras foi indicado para o cargo de procurador-geral em setembro de 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Foi a primeira indicação da presidência da República dos últimos 20 anos sem levar em conta a lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República. Em 2021 ele foi reconduzido ao cargo.