Ouvindo...

Vagas para desfilar em escola de samba que vai homenagear Sérgio Cabral já se esgotaram

União Cruzmaltina vai contar a trajetória de ex-governador do Rio, solto em fevereiro após seis anos preso

Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro

A União Cruzmaltina, escola de samba do Rio de Janeiro (RJ) que terá o ex-governador Sérgio Cabral como enredo no carnaval de 2024, já preencheu todas as vagas para o desfile do próximo ano. No Instagram, a agremiação anunciou que todas as alas que vão compor o cortejo já têm seus desfilantes definidos.

O enredo em homenagem a Sérgio Cabral será oficialmente lançado neste domingo (23). Apesar disso, Rodrigo Brandão, presidente da escola, fundada por torcedores do Vasco da Gama, já confirmou que o político, solto em fevereiro, após seis anos preso, será o tema do desfile.

Nas redes sociais, Brandão festejou o interesse dos que desejam desfilar na União Cruzmaltina em 2024.

“Agradeço a todos pelas inúmeras demonstrações de apoio, agradeço aos novos amigos que aderiram ao projeto e a todos que respeitaram a liberdade de expressão artística da nossa entidade”, disse, em menção às críticas que sofreu pela escolha do enredo.

A União Cruzmaltina disputa a Série Prata, equivalente à terceira divisão da folia carioca. A escola já divulgou um vídeo em que dá “pistas” do enredo. Nas imagens, é possível ver elementos associados a Cabral, como as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Sérgio Cabral foi preso em meio a investigações da Operação Lava-Jato, em 2016. Ele era suspeito de liderar uma organização apontada responsável por fraudar licitações.

Histórico

A União Cruzmaltina foi fundada em 2019 e desfilou pela primeira vez no ano seguinte, com um enredo sobre os Camisas Negras, histórica equipe vascaína que marcou época na luta contra o racismo nos anos 1920. No ano passado, com outro enredo a respeito da história do Vasco, a escola foi vice-campeã da quarta divisão.

Se conseguir uma boa colocação com desfile sobre Sérgio Cabral, a União Cruzmaltina vai poder pisar na Marquês de Sapucaí em 2025. Isso porque, a partir da terceira divisão, os desfiles do Rio de Janeiro não são na Passarela do Samba, mas em uma pista montada na Avenida Ernani Cardoso, no Bairro de Cascadura.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.