A União Cruzmaltina, escola de samba do Rio de Janeiro (RJ) que terá o ex-governador Sérgio Cabral
O enredo em homenagem a Sérgio Cabral será oficialmente lançado neste domingo (23). Apesar disso, Rodrigo Brandão, presidente da escola, fundada por torcedores do Vasco da Gama, já confirmou que o político, solto em fevereiro, após seis anos preso, será o tema do desfile.
Nas redes sociais, Brandão festejou o interesse dos que desejam desfilar na União Cruzmaltina em 2024.
“Agradeço a todos pelas inúmeras demonstrações de apoio, agradeço aos novos amigos que aderiram ao projeto e a todos que respeitaram a liberdade de expressão artística da nossa entidade”, disse, em menção às críticas que sofreu pela escolha do enredo.
A União Cruzmaltina disputa a Série Prata, equivalente à terceira divisão da folia carioca. A escola já divulgou um vídeo em que dá “pistas” do enredo. Nas imagens, é possível ver elementos associados a Cabral, como as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
Sérgio Cabral foi preso em meio a investigações da Operação Lava-Jato, em 2016. Ele era suspeito de liderar uma organização apontada responsável por fraudar licitações.
Histórico
A União Cruzmaltina foi fundada em 2019 e desfilou pela primeira vez no ano seguinte, com um enredo sobre os Camisas Negras, histórica equipe vascaína que marcou época na luta contra o racismo nos anos 1920. No ano passado, com outro enredo a respeito da história do Vasco, a escola foi vice-campeã da quarta divisão.
Se conseguir uma boa colocação com desfile sobre Sérgio Cabral, a União Cruzmaltina vai poder pisar na Marquês de Sapucaí em 2025. Isso porque, a partir da terceira divisão, os desfiles do Rio de Janeiro não são na Passarela do Samba, mas em uma pista montada na Avenida Ernani Cardoso, no Bairro de Cascadura.