O Partido Democrático Trabalhista (PDT) se prepara para um encontro em Belo Horizonte que, entre outros assuntos, vai debater o programa da legenda para Minas Gerais nas eleições municipais de 2024. A conferência, agendada para 5 de agosto, deve ter a participação do ex-ministro Ciro Gomes, candidato pedetista ao Palácio do Planalto em 2018 e 2022. Ministro da Previdência Social e presidente nacional do partido, Carlos Lupi também vai participar, assim como a deputada federal Duda Salabert.
Os filiados vão se reunir no Colégio Estadual Central, no Bairro de Lourdes, em BH. A ideia é que eles debatam, em grupos de trabalho, temas como emprego, saúde e educação. Os comitês vão ser responsáveis por apontar propostas para cada uma das áreas. Minas Gerais será o terceiro estado a receber uma conferência do PDT sob esse modelo, aposta do partido na preparação para o pleito de 2024.
Segundo o deputado federal Mário Heringer, que preside o diretório do PDT em Minas, o fórum vai servir para inserir os filiados ao partido no processo de construção das bandeiras trabalhistas.
“Um partido forte se constrói na valorização das ideias de seus filiados e militantes. Esse encontro será fundamental para enriquecermos o processo eleitoral de 2024. O PDT sempre foi — e será — vanguarda na defesa da democracia e dos valores que norteiam o desenvolvimento de Minas Gerais e do país”, diz.
Cinco grupos de trabalho
A conferência do PDT mineiro vai ter, ao todo, cinco grupos de trabalho. Um deles vai se debruçar sobre Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade. Outro, sobre Cidades, Governança e Inovação. Há, ainda, os comitês de Saúde e Seguridade Social; Trabalho, Emprego e Renda; e Educação e Cidadania.
Em Minas, o PDT tem os deputados estaduais Alencar da Silveira Júnior e Thiago Cota. Na Câmara dos Deputados, os trabalhistas do estado são representados por Duda e Heringer.
No início do mês, Carlos Lupi esteve em BH e se reuniu com o prefeito Fuad Noman (PSD). O líder de Fuad na Câmara Municipal, Bruno Miranda, é filiado ao PDT. Apesar da afinidade entre pessedistas e pedetistas belo-horizontinos, Lupi falou, ao prefeito, sobre a intenção da agremiação de ter uma candidatura própria.
“Temos excelente relação (com Fuad). Ele sabe que temos uma candidatura própria colocada, que é a da deputada Duda. Há, nisso, uma convivência pacífica, democrática e natural. Vamos deixar o tempo ver o que vai acontecer nessa disputa”, projetou.