A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, participou de um encontro da Aliança de Cônjuges de Chefes de Estado e Representantes da América Latina e Caribe (ALMA) nesta terça-feira (18), em Bruxelas.
Em publicação feita no Twitter, a paranaense afirmou falado sobre sua atuação, ao lado de seu marido — o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — no que chamou de “reconstrução” do Brasil.
Também destaquei a importância de atuarmos como amplificadoras e promotoras da paz e de políticas de apoio à participação política de mulheres e combate à misoginia, assuntos prioritários na minha atuação.
pic.twitter.com/nn6JfHqPSs — Janja Lula Silva (@JanjaLula)
July 18, 2023
No encontro, Janja também defendeu o papel das primeiras-damas mulheres no apoio à presença de mulheres na política e na luta contra o machismo — assuntos que ela taxou como “prioritários” em sua atuação.
“Também destaquei a importância de atuarmos como amplificadoras e promotoras da paz e de políticas de apoio à participação política de mulheres e combate à misoginia”, afirmou.
O look escolhido pela primeira-dama brasileira rendeu comentários nas redes sociais. Por ter sido a única mulher a aparecer na foto usando roupas coloridas, um seguidor da socióloga elogiou o look e brincou ao dizer que “esqueceram de mandar a paleta de cores” para ela.
Janja entrou na brincadeira: “Exatamente o que eu falei”.
Passeio por Bruges
Janja aproveitou a sua estadia na Bélgica para passar a segunda-feira (17) em Bruges, cidade belga localizada na província de Flandres, a 96 km da capital Bruxelas.
Bruges é considerada a Veneza belga, por causa dos vários canais que cortam a cidade. É um dos principais destinos para turistas que visitam a Bélgica.
Janja acompanha Lula na viagem à Bélgica, para participação da cúpula Celac-União Europeia. O encontro entre as 33 nações que integram a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e os 27 países do bloco europeu começou na segunda (17) e termina nesta terça-feira (18).
A primeira-dama não acompanha Lula nos seus encontros bilaterais, como fez em Roma, quando o acompanhou o marido no encontro com o papa Francisco, em junho, ou como em Lisboa, quando foi ao Palácio de Belém, a sede da Presidência portuguesa, para o encontro de Lula com Marcelo Rebelo de Souza, em abril.
Com informações de Priscila Yazbek