Ouvindo...

Lula pede regulamentação das redes sociais em encontro com a União Europeia

Presidente Lula (PT) participa de cúpula com países latino-americanos e membros da União Europeia, na Bélgica, nesta segunda-feira (17)

Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou novamente o desejo de regulamentação das redes sociais durante a cúpula entre lideranças de países latino-americanos e pertencentes à União Europeia. O encontro acontece nesta segunda-feira (17) na Bélgica, onde o petista cumpre agenda oficial até terça-feira (18). Em discurso aos líderes, Lula listou uma série de pautas relevantes para o Brasil no cenário internacional e indicou a criação de um código para redes sociais entre elas.

"É urgente regulamentarmos o uso das plataformas digitais para combater ilícitos cibernéticos e desinformação. O que é crime na vida real também deve ser considerado crime no ambiente digital”, afirmou. O presidente brasileiro também teceu críticas à condução da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia.

“A guerra na Ucrânia é mais uma confirmação de que o conselho de segurança da ONU não atende mais os atuais desafios à paz e à segurança. Seus próprios membros não respeitam a carta da ONU”, declarou sobre o conflito armado que se arrasta com graves atentados ao longo do último ano e seis meses.

O encontro que começou nesta segunda-feira (17) na Bélgica reúne representantes dos 33 países ligados à Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e dos 27 países da União Europeia para discussão de assuntos ligados à política internacional e pautas relevantes às nações.

Na reunião ocorrida no início da tarde, Lula tornou a insistir na temática de um novo acordo para parcerias comerciais entre a América Latina e a Europa. “Precisamos pôr fim à divisão internacional do trabalho que condena a América Latina e o Caribe a um fornecimento de matéria-prima e mão-de-obra migrante mal-remunerada e discriminada [para a Europa]”, ressaltou.

A declaração de Lula reforça uma pauta cara ao presidente brasileiro: a construção de um acordo comercial entre os países do Mercosul e a União Europeia. Pela manhã, o petista disse esperar a fixação de uma parceria entre os blocos ainda neste ano.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.