O deputado federal
A troca de um pelo outro é negociada entre Lula e partidos ligados ao Centrão há cerca de um mês; a ex-ministra está de saída do União Brasil e é considerada um nome escolhido pessoalmente pelo presidente. Por outro lado, Sabino é uma indicação dos grupos do Centro na Câmara dos Deputados e a nomeação dele pode apaziguar os ânimos destes partidos, que também miram os ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social para se tornar mais presente no alto escalão do governo federal.
A confirmação do nome de Celso Sabino para assumir a pasta aconteceu nessa quinta-feira (13) após reunião entre o parlamentar, Lula e ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no Palácio do Planalto. Na ocasião, o político aceitou formalmente o convite para o Ministério do Turismo, negociado ao longo de todo o mês passado entre aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e interlocutores do petista.
A ministra Daniela Carneiro deixará a pasta após
Eleita deputada pelo União Brasil, Daniela Carneiro articulava sua saída do União, e aliados acreditam que a indicação de Sabino pela Câmara para o cargo poderá auxiliar Lula a articular um apoio mais sólido para votações no plenário.
Saída de Daniela Carneiro
A saída de Daniela Carneiro do Ministério do Turismo sete meses após assumir o cargo já era dada como certa por interlocutores do governo e da Câmara dos Deputados. Há mais de um mÊs, a mudança no comando da pasta era discutida pelo ministro Alexandre Padilha (PT), das Relações Institucionais, líderes do União Brasil e Waguinho, o marido de Daniela. O presidente Lula, aliás, já tinha indicado Celso Sabino como o substituto.
Saída de Daniela Carneiro. Daniela Carneiro deixa o Ministério do Turismo em meio à forte pressão dos colegas parlamentares que compõem a bancada do União Brasil e ao pedido de desfiliação apresentado por ela junto à Justiça Eleitoral. O governo Lula (PT) negociou para entregar o cargo a um indicado pelo partido em meio às negociações por maior aprovação dos projetos governistas no Congresso.
Carta de demissão. O imbróglio em torno da saída ou não de Daniela do Ministério do Turismo se arrastou no decorrer do último mês. A previsão inicial era que a situação se resolveria durante a reunião com o presidente Lula na quinta-feira (6), no Planalto. Na quarta-feira (5), o marido de Daniela — e seu principal articulador — declarou que ela entregaria uma carta de demissão ao mandatário durante a reunião. Na ocasião, ele se reuniu com o ministro Alexandre Padilha para tratar de “compensações” para uma “saída honrosa” da titular do Ministério do Turismo.
Quem é Celso Sabino?
Evangélico praticante, Sabino ocupa uma cadeira do Pará na Câmara dos Deputados. Filiado ao União Brasil, ele conquistou 142 mil votos (3,14% dos votos válidos) nas eleições de 2022, se elegendo pela segunda vez consecutiva.
Sabino conquistou o seu primeiro cargo público em 2011 como deputado estadual suplente em Belém filiado ao antigo Partido da República (PR). No ano seguinte, atuou como secretário estadual na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter).
Em 2013, se filiou ao PSDB e conquistou a posição de deputado estadual pelo partido, com um novo mandato entre 2014 e 2018. Foi também nas eleições de 2014 que ele apoiou a candidatura de Aécio Neves à presidência da República na disputa com Dilma.
Em 2021, Sabino anunciou sua saída do PSDB após conflitos internos entre diferentes alas do partido principalmente após a sigla ter se alinhado às política do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
(Com Estadão Conteúdo)