Ouvindo...

Lira nega relação entre liberação de emendas parlamentares e aprovação da reforma tributária

'É injusto com o parlamento que seja feita a comparação’, avaliou Lira nesta quinta-feira (6), horas antes do início da votação da reforma tributária no plenário da Casa

O presidente Arthur Lira (PP-AL) colocará a reforma tributária para votação no plenário da Câmara dos Deputados nesta noite de quinta-feira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), negou relação de emendas parlamentares e as discussões entre os deputados pela aprovação ou não da reforma tributária. O governo Lula (PT) liberou valor recorde de emendas parlamentares em um único dia, nessa terça-feira (4) — R$ 2 bilhões, sendo a maior parcela destinada às bancadas estaduais. A entrega dos valores acontece às vésperas da votação da reforma tributária no plenário da Casa, marcada para começar às 18h de quinta-feira (6).

"Às vezes é triste que um ministério libere emendas às vésperas de uma votação importante. É injusto com o Congresso que seja feita a comparação (liberação de emendas e aprovação da reforma tributária). Por certo, não é uma interpretação justa”, criticou Lira em entrevista à Band nesta manhã.

‘Não podemos cravar o resultado’, afirma Lira

Lira negou ter certeza da aprovação da reforma tributária após a votação em primeiro turno no plenário da Câmara, na noite de quinta-feira (6). Entretanto, o presidente da Casa declarou haver expectativa pela aprovação da proposta de mudança na legislação tributária. “Estamos em um dia muito importante após longos anos e meses de discussões. Chegamos à votação com muita negociação, mas, a partir de 18h colocaremos o primeiro turno em votação. Não podemos cravar o resultado, mas há expectativa pela aprovação”, declarou.

O deputado também apelou que parlamentares não transformem a votação da reforma em uma disputa político-partidária. “Não é uma matéria de governo, é uma matéria de país”, iniciou afirmando não esperar que a discussão no plenário seja polarizada. “As diferenças ideológicas são vitas para a democracia, mas, esse assunto transcende a política, transcende os governos”, concluiu.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.