Ouvindo...

Deputado quer dar nome de Alysson Paolinelli ao Expominas e ao Parque da Gameleira

Antônio Carlos Arantes também propôs criação de medalha em homenagem ao ex-ministro da Agricultura

Alysson Paolinelli em sua casa, em Lagoa Santa

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PL) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para que o Expominas e o Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, passem a se chamar Ministro Alysson Paolinelli. Ex-ministro da Agricultura e secretário da área em Minas Gerais por três vezes, Paolinelli morreu na última quinta-feira (29) aos 86 anos em um hospital da capital mineira.

Engenheiro agrônomo de formação, ele se destacou pela contribuição que deu para o Brasil se tornar referência mundial na produção de alimentos. A missa de sétimo dia será celebrada às 20h desta quarta-feira (5) na Paróquia Nossa Senhora de Fátima na Praça da Assembleia.

“Precisamos que o legado construído pelo ex-ministro Alysson Paolinelli ao longo de décadas seja perpetuado, a fim de que as gerações futuras nunca se esqueçam de que, um homem simples, nascido no interior de nosso amado estado das Minas Gerais tornou-se um dos homens mais influentes do mundo no combate à fome e criou instituições, políticas e organizações que viabilizaram a modernização da agricultura tradicional”, escreveu Arantes na justificativa do projeto.

O parlamentar afirmou ainda que Paolinelli foi responsável por levar o Brasil de importador de alimentos a “celeiro do mundo, que hoje alimenta quase um milhão e meio de pessoas em todos os continentes, graças ao desenvolvimento de nossos meios de produção e especialização das nossas culturas, nossos técnicos e nossos agricultores”.

Medalha

Em outro projeto, Antônio Carlos Arantes propõe a criação de uma medalha com o nome de Paolinelli para homenagear instituições e pessoas que se destaquem no setor agropecuário. A ideia é criar categorias destinadas ao pequeno, médio e grande produtor, além de universidades e empresas de pesquisa, entidades e cooperativas, além de jornalismo e comunicação voltados para o agronegócio.