Ouvindo...

Bolsonaro: ‘se Lula disputar a reeleição com qualquer outro candidato, vantagem dele será enorme’

Ex-presidente chamou Zema e Tarcísio de ‘bons nomes para o futuro’, mas disse que, neste momento, é ‘a opção da direita’ para 2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta sexta-feira (30), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode começar a eleição de 2026 em vantagem a depender do candidato escolhido pela direita. Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Bolsonaro, que pode ser declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elogiou os governadores Romeu Zema (Novo-MG) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), mas afirmou que a composição de chapa para a próxima corrida ao Palácio do Planalto ainda “não está definida”.

“Nomes, têm bastante por aí. Mas, no meu entender, se Lula disputar a reeleição com qualquer outro candidato, a vantagem dele será enorme, pelo conhecimento que as pessoas mais humildes têm dele”, pontuou.

Bolsonaro se esquivou de comentar os rumos políticos que pretende tomar. “No momento, sou opção da direita. Tem muita gente boa na direita, mas acho que não tem um lastro, ainda, não é conhecido nacionalmente o suficiente para disputar uma eleição presidencial. Não vou citar nomes para não termos ciúmes, pois posso esquecer de alguém. Fizemos boas lideranças”, pontuou.

Ao tratar de Zema e Tarcísio, ele os classificou como “bons nomes para o futuro”.

“O que é o futuro? Pode ser 2030, 2034 ou 2038. São bons nomes. Tive bom relacionamento com Zema. Infelizmente, não nos acertamos por ocasião do primeiro turno — o partido dele tinha um candidato (Felipe d’Avila). Acho que se tivéssemos feito essa articulação lá atrás, o resultado poderia ser diferente”, pontuou.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.