O atual vice-presidente da Codemge, Gustavo Milanio, é um dos nomes cotados para assumir a Secretaria de Governo de Minas Gerais. O nome dele foi discutido na cúpula do governo Zema e já é comentado entre deputados da base governista na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Milanio foi assessor do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Mauri Torres, e está na Codemge desde abril de 2023. Segundo apurou a Itatiaia, ele tem bom trânsito na ALMG e órgãos de controle.
No governo, há duas informações distintas: o primeiro grupo de fontes da reportagem disse que Milanio ainda avalia se aceitaria um eventual convite de Zema e que, inclusive, teria uma conversa com o governador. Já outra fonte afirma que o nome do vice-presidente da Codemge foi sugerido como substituto de Igor Eto, “mas não passou disso”.
Outros nomes cotados são o secretário de Casa Civil, Marcelo Aro (PP), e o ex-deputado federal Lucas Gonzalez. Um grupo de parlamentares defende ainda que o escolhido seja um deputado estadual, mas não há um nome consolidado nesse momento.
Como mostrou a Itatiaia mais cedo, a tendência é que Zema espere o recesso parlamentar, com início no dia 18 de julho, para definir quem será o novo secretário de Governo. Até lá, o adjunto Juliano Fisicaro responderia pela pasta de forma interina.
A Itatiaia apurou também que deputados da base de governo estão reunidos na noite desta quarta-feira (28) para definir qual os próximos passos que serão tomados. Há quem defenda que até o governador definir o novo secretário, sejam votados apenas os projetos de lei do PAF e o reajuste do piso da educação.
Outra alternativa seria acelerar a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 para pressionar o governo a definir mais rapidamente o nome do próximo secretário, já que uma vez votada a LDO o semestre na ALMG é encerrado e tem inicio o recesso.