O Partido Liberal (PL), que abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro, mudará de comando em Minas Gerais. Ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Santana vai deixar a liderança da agremiação no estado. A presidência do PL mineiro, segundo apurou a Itatiaia, passará a ser ocupada pelo deputado federal Domingos Sávio.
A transição deve acontecer em breve. Segundo soube a reportagem, Santana vai continuar sendo voz importante nas articulações movidas pela legenda — ele vai assumir o posto de presidente de honra do diretório estadual.
“Dentro de um acordo com todos, aceitei ficar trabalhando com eles no propósito de engrandecer o partido como presidente de honra”, disse Santana, à Itatiaia.
Quadro histórico do PSDB, Domingos Sávio chegou ao PL no ano passado, a reboque do apoio a Bolsonaro na disputa contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele é deputado federal desde 2011. Antes, foi deputado estadual, além de prefeito e vereador em Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro.
“Nossa intenção é buscar a harmonia do partido, com todos os deputados, prefeitos e lideranças. Somos a maior bancada federal e temos uma grande bancada na Assembleia Legislativa. A intenção é trabalhar juntos nesse projeto para dar ainda mais força ao partido em Minas”, afirmou, ao projetar a nova função.
José Santana, além das experiências na Assembleia de Minas, também atuou como deputado federal. Ele deixou os mandatos eletivos em 2011. Ele assumiu a presidência do PL mineiro no ano passado, a pedido do comandante da sigla a nível nacional, Valdemar da Costa Neto.
A Executiva estadual do PL deve ter a participação de parlamentares do partido, como os deputados federais Marcelo Álvaro Antônio e Rosângela Reis e as deputadas estaduais Alê Portela e Delegada Sheila.
Na semana passada, Domingos Sávio chegou a se reunir com Costa Neto e Bolsonaro para debater a atual conjuntura política.
Partido de olho em 2024
Paralelamente às mudanças na cúpula diretiva, o PL de Minas está
“Nosso propósito é fazer um número significativo de prefeitos. Inclusive, disputar com grandeza a prefeitura de Belo Horizonte e das maiores cidades de Minas”, projetou José Santana.