Os vereadores de Belo Horizonte aprovaram nesta quarta-feira (21) em 1º turno projeto de lei que altera para janeiro de 2026 a proibição do uso de veículos de tração animal na cidade, também conhecidos como carroças. Foram 32 votos favoráveis e oito contrários.
Na prática, o projeto antecipa a proibição em cinco anos. Em 2021, a Câmara Municipal aprovou uma proposta para que o fim das carroças acontecesse em 10 anos, ou seja, apenas em 2031.
Um dos autores do projeto, Wanderley Porto (Patriota) afirma que atualmente há cerca de 700 carroceiros em Belo Horizonte e que a aprovação da proposta é um exemplo que a cidade dá ao país de que é possível trazer dignidade aos animais sem desamparar os profissionais.
“Aqueles que não tiverem condições de se inserirem em outras atividades no mercado de trabalho em outras atividades, a prefeitura já elaborou um plano para os contemplando em todos os seus programas sociais. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai propor financiamento de veículos motorizados e outros tipos de incentivo”, explicou o vereador.
“Foi uma vitória para a cidade e para os animais, porque ninguém mais suporta o sofrimento animal”, acrescentou Porto. Além dele, a vereadora Janaína Cardoso (União) também assina a proposta.
Agora, o projeto volta para análise das comissões e precisa ser aprovado em plenário mais uma vez antes de seguir para sanção do prefeito Fuad Noman (PSD) e se tornar lei.