Ouvindo...

Em meio a campanha por vaga no STF, Zanin se reúne com senadores do MDB

Partido tem 10 cadeiras na Casa e deve votar unanimemente a favor da indicação do advogado de Lula ao Supremo

Advogado Cristiano Zanin se reuniu com senadores do MDB uma semana antes de sabatina

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à vaga do ministro Ricardo Lewandowski ao Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin se reuniu, na tarde desta quarta-feira (14), com a bancada de senadores do MDB. Zanin chegou ao Senado e se dirigiu para a sala da liderança, onde se encontrou com os parlamentares.

De acordo com o senador Marcelo Castro, Zanin pode contar com os votos de todos os 10 emedebistas com cadeira na Casa.

“Não fechamos questão, mas somos 10 senadores e todos, unanimemente, se manifestaram favoraveis à indicação de Zanin para ministro do STF. Estamos certos de que o MDB dará seus 10 votos no Senado para o Zanin. Eu acho que ele vai ter uma votação consagradora porque se credenciou para isso”, afirmou.

O nome de Zanin será avaliado em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça no dia 21 de abril - mesma data em que está prevista a votação em plenário.

Zanin tem feito campanha ativa para garantir a maioria dos votos dos senadores em Plenário para que possa ter a condução à Suprema Corte aprovada. Nesta semana, ele se reuniu com senadores do PSD, partido do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e também se encontrou com representantes da bancada evangélica - quando foi questionado sobre sua posição sobre a descriminalização do aborto.

“A bancada presente fechou questão em apoio a ele. É uma reunião do PSD, ele colocou suas razões, senadores fizeram questionamentos, mas dentro de um padrão da interpretação da lei e da Constituição”, disse o senador Otto Alencar (PSD-AM), sobre o encontro com a bancada do seu partido nesta terça-feira (14).

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.