Há 10 anos, um protesto contra o aumento de 20 centavos no preço das tarifas de ônibus, trem e metrô de São Paulo desencadeou um movimento popular poucas vezes visto no Brasil. As “Jornadas de Junho” ou “Manifestações de Junho de 2013" irradiaram, da capital paulista para outras cidades brasileiras.
Do protesto contra o preço do transporte, passando pela melhoria nos serviços públicos, as manifestações reuniam pessoas diferentes, com objetivos diferentes - o que ficou retratado pela pluralidade nos cartazes exibidos pelos manifestantes. Os gastos com a realização de eventos esportivos grandiosos, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014 estiveram no centro dos protestos que marcaram o país.
De lá para cá, o país viveu por momentos conturbados: a eleição polarizada entre Dilma Rousseff e Aécio Neves em 2014; a operação Lava Jato; o impeachment de Dilma em 2016; o governo de Michel Temer; a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva; a eleição de Jair Bolsonaro e o retorno de Lula ao poder.
A Itatiaia preparou uma série especial de reportagens sobre os 10 anos das Jornadas de Junho - no portal, no rádio e no Youtube.