O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou, neste sábado (10), o acordo de paz selado entre o governo da Colômbia e o grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN). O cessar-fogo, anunciado nessa sexta-feira (9), vai começar a valer em 3 de agosto e terá duração de seis meses.
“Parabenizo a Colômbia, em particular o Presidente
A ideia é que o acordo final entre o poder público colombiano e a guerrilha seja firmado em 2025. Ao ser eleito, Petro prometeu tratativas do tipo a fim de amenizar os conflitos internos no país sul-americano.
O acordo com a ELN foi acertado após reunião em Havana, capital de Cuba
“Aqui termina uma fase de insurgência armada na América Latina, com seus mitos e realidades”, falou Petro. “O mundo das armas e de matar uns aos outros precisa acabar”, acrescentou.
Itamaraty também comemora
Antes do comentário de Lula, o ministério das Relações Exteriores do Brasil também já havia divulgado comunicado para tratar do acordo.
“O Brasil manifesta sua confiança em que os acordos alcançados representam impulso vigoroso na direção da paz sustentável na Colômbia. O Brasil reitera seu compromisso com as negociações em curso e renova seu compromisso em seguir apoiando as partes para que se realizem os anseios da sociedade colombiana, assim como dos países da região, pela paz definitiva e integral”, lê-se no texto divulgado.