O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta sexta-feira (9), que os governos anteriores do PT utilizaram o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para “financiar obras em ditaduras socialistas”. Bolsonaro fez o comentário no Twitter, a fim de relembrar a atuação do banco sob seu comando.
“Longe do PT, que usava o BNDES para patrocinar obras em ditaduras socialistas e do Foro de São Paulo, deixando de fora investimentos no Brasil, o BNDES recebeu a premiação de ‘transformação bancária’ da América Latina, do Euromoney Awards for Excellence em 2022”, escreveu.
Desde que deixou o Palácio do Planalto, Bolsonaro tem o costume de utilizar as redes sociais para relembrar assuntos ligados à gestão passada.
“Recentemente priorizando saneamento básico e infraestrutura, o BNDES anunciou também parceria com Sebrae para criar um fundo garantidor voltado para empreendedores individuais, além de micros e pequenos empresários”, afirmou. “Entre os planos aplicados em nossa gestão também estavam a carteira de desestatização classificada como a maior do mundo”, completou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vale lembrar, escolheu Aloizio Mercadante para presidir o BNDES.
A Venezuela é recorrentemente citada por Bolsonaro como uma ditadura de orientação socialista. O país vizinho tem débitos financeiros com o país. No fim de maio, Lula
“Ele (Maduro) quer estabelecer um calendário de pagamento para as dívidas e não pode fazer antes porque fecharam as fronteiras e não tinham conversa com ele, fecharam as embaixadas. Agora, vai fazer o que é normal, estabelecer a relação, o calendário de pagamentos e o Brasil vai restabelecer sua política com a Venezuela, que é importante”, garantiu.