A prefeitura de BH lançou nesta segunda-feira (5) a “Primeira Semana Municipal de Transparência e Integridade”, que vai oferecer treinamentos para chefes de gabinetes, secretários e representantes de órgãos públicos da cidade sobre as melhores formas de uso e monitoramento da Lei de Acesso à Informação.
O prefeito Fuad Noman (PSD) assinou um decreto que instituiu o novo Código de Conduta Ética do Agente Público Municipal e da Direção Superior. A ideia, segundo o prefeito, é trazer mais transparência e ética às ações da PBH.
“Esse decreto cria um novo modelo, aperfeiçoa o nosso modelo. Espero que esse encontro possa trazer mais luzes, mais orientação e mais clareza sobre como conduzir com ética, com respeito e transparência uma administração pública”, disse o prefeito.
Outros temas em debate no encontro são o combate e a prevenção ao assédio moral e sexual, com a criação de um grupo de Assessoramento formado por servidores de diversas secretarias municipais, como da Saúde, Educação, Planejamento, Orçamento, Gestão e Guarda Municipal.
Monitoramento de obras
Em entrevista à reportagem da Itatiaia, o controlador geral do município, Leonardo Ferraz, falou ainda sobre o lançamento de uma nova ferramenta para que a população da cidade possa acompanhar todas as obras da prefeitura.
“Dentro do nosso dever de dar mais transparência às ações do poder público, nós entendemos que a temática da infraestrutura é fundamental para que o cidadão possa acompanhar os avanços do municípios. Então lançamos o portal de obras públicas, uma ferramenta interativa e de fácil manuseio para que a população possa acompanhar as obras feitas no município”, disse Ferraz.