A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discutirá nesta semana proposta de reajustes para os professores e servidores da segurança pública do estado, a situação das estradas mineiras e lançará um programa de estímulo à coleta de materiais recicláveis.
Nesta segunda-feira (5) os deputados da Comissão de Segurança Pública debatem a cobrança da reposição de perdas inflacionárias dos servidores da segurança em Minas.
Segundo o presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PL), a defasagem salarial entre 2015 e 2022 chega a 35%. A proposta do governo de Minas, no entanto, é de um reajuste para todas as categorias (com exceção dos professores) de 5,8% como reajuste salarial este ano.
Ministro de Lula
Nesta segunda-feira (5), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), participa de audiência pública na Assembleia de Minas para discutir projeto de valorização da negociação coletiva e atualização do sistema sindical brasileiro.
O encontro com o ministro do governo Lula está marcado para às 16 horas, na Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da ALMG.
Na terça-feira (6), o ministro Luiz Marinho deve participar do lançamento do programa “Diogo Sant’Ana Pró-Catadoras e Pró-Catadores”, que tem como objetivo estimular a coleta de materiais recicláveis e valorizar os catadores de material reciclável.
Oficializado pelo decreto federal 11.414, de 13 de fevereiro de 2023, o projeto foi rebatizado de “Programa Diogo de Sant’Ana Pró-Catadoras e Pró-Catadores”. Segundo o decreto, a meta “é integrar e articular ações, projetos e programas das esferas públicas voltados à promoção e defesa dos direitos desses profissionais”. O nome homenageia o advogado Diogo Sant’ana, morto em dezembro de 2020 num acidente. Defensor da causa dos catadores e catadoras, quando trabalhava no governo federal, em 2010, Diogo foi o responsável pela criação do primeiro Pró-Catador.
Situação das estradas
Ainda na terça-feira (6), os deputados estaduais da Comissão de Transporte e Obras Públicas recebem o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Rodrigues Tavares, para discutir as condições das rodovias de Minas.
A falta de investimentos na última década deixou com que boa parte da malha viária no estado ficasse em situação ruim, realidade admitida pelo próprio governador Romeu Zema (Novo). A expectativa do governo estadual é aumentar os investimentos para melhor a situação das estradas mineiras.