Ouvindo...

Ciro Nogueira convida Zema para o PP e vê governador como possível candidato a presidente em 2026

Presidente do PP, senador concedeu entrevista exclusiva ao podcast “Abrindo o Jogo”

O presidente do PP e senador, Ciro Nogueira

Presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira disse que convidou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para se filiar ao partido. Na visão de Nogueira, Zema pode ser o candidato da direita a presidente da República caso Jair Bolsonaro (PL) esteja inelegível. Outro nome citado por ele é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Ciro Nogueira concedeu entrevista exclusiva ao podcast “Abrindo o Jogo”, da Itatiaia. O conteúdo foi publicado nesta quinta-feira (1º)

“Olha, eu tenho todo respeito pelo Partido Novo, um partido diferente, até tenho uma boa aproximação com o presidente do partido, mas se eu disser pra você que eu não tenho o sonho de ter o governador Zema no nosso partido, eu estaria mentindo, né? Eu já convidei ele e seria uma honra para todos nós do partido ter um homem com a estatura, a moral e a competência do governador Zema”, afirmou o presidente do PP.

Questionado sobre a resposta de Zema ao convite, Ciro Nogueira disse que o governador de Minas apenas sorriu. “Mas eu acho que essa definição não vai acontecer agora. Vai depender muito do cenário político e qual a pretensão do governador lá na frente, né? Não tem dificuldade de se ele vier ser candidato pelo Novo de nós apoiarmos se ele for escolhido por esse campo político. Isso é uma definição que vai acontecer lá na frente de acordo com a conjuntura política da época”, declarou.

No início do mês, o senador disse à Itatiaia que Tarcísio e Zema formariam uma “chapa dos sonhos”. Agora, ele voltou a dizer que os dois podem derrotar o PT em 2026, mas ressaltou que quem lidera o campo da direita atualmente é Bolsonaro.

Durante um evento do grupo Lide nos Estados Unidos, também no início do mês, Ciro Nogueira brincou que o nome dele estava à disposição para ser candidato à vice-presidência da República em uma eventual chapa dos governadores de direita que estavam presentes.

“Se eu disser pra você que eu não tenho sonho de ser presidente ou vice-presidente, eu estaria mentindo”, disse ele ao ser questionado sobre o tema no Abrindo o Jogo. “Acho que tem nomes que são mais fortes que o meu, como o do governador Tarcísio, o do governador Zema, que têm um apelo eleitoral maior do que eu que sou de um estado menor [Piauí]”, concluiu o político.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.