Ouvindo...

Caso Vini Júnior: deputada quer que jogos ocorridos em MG sejam interrompidos se houver racismo

Beatriz Cerqueira, do PT, defende a criação de uma política estadual de antirracismo batizada com o nome do atacante do Real Madrid

Alvo de ataques racistas, Vinícius Júnior é atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu, nesta quarta-feira (24/5), Projeto de Lei (PL) que propõe a paralisação de partidas esportivas ocorridas no estado em caso de denúncia sobre uma conduta racista. O texto, apresentado por Beatriz Cerqueira, do PT, ganhou o nome de “Política Estadual Vini Júnior de combate ao racismo nos estádios”, em homenagem ao atacante brasileiro que tem sido alvo de recorrentes ataques racistas na Espanha.

O projeto abre, ainda, a possibilidade de interrupção total de uma partida em caso de condutas reconhecidamente racistas por parte de um ou mais presentes ao local. A política de combate à discriminação tem, ainda, dispositivo que obriga as arenas esportivas a divulgar campanhas antirracista antes do início dos jogos ou nos intervalos. Para isso, seriam utilizados espaços como telões, murais e alto-falantes.

“A proposta visa a adoção de medidas que impeçam a anuência do Estado de Minas Gerais com ataques de cunho racista, bem como a criação de um protocolo que garanta o espaço acolhedor para toda a comunidade esportiva presente em estádios e arenas esportivas no território mineiro, sem prejuízo da aplicação das leis já existentes”, lê-se em trecho da justificativa apresentada por Beatriz Cerqueira aos colegas a fim de pleitear a aprovação do texto.

Segundo a deputada petista, o último ataque a Vinícius Júnior, do Real Madrid, “reforçou a necessidade da criação de uma política de enfrentamento ao racismo nos estádios, bem como a criação de um protocolo”.

Volker Turk, alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, classificou as ofensas ao atacante brasileiro como “lembrete brutal da prevalência do racismo no esporte”.

Inspiração em projeto do Rio de Janeiro

Para construir a Política Estadual de combate ao racismo, Beatriz Cerqueira se inspirou em ideia semelhante apresentada à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) pelo deputado estadual fluminense Professor Josemar, do Psol.

Também batizada em homenagem a Vini Júnior, a proposta de Josemar é outra a prever a paralisação de partidas se houver casos de racismo nas arenas.

Câmara dos Deputados manda apoio a Vini Júnior

No âmbito federal, a Câmara dos Deputados aprovou o envio de uma moção de apoio a Vinícius Júnior, a pedido da deputada federal mineira Dandara Tonantzin (PT). Javier Tebas, presidente de “La Liga”, a liga espanhola de futebol, vai receber uma moção de repúdio pela postura ante os ataques ao jogador do Real Madrid.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.