Ouvindo...

Protesto em apoio a Vini Jr. ocupa entrada do Consulado da Espanha em São Paulo

Movimentos sociais projetaram frases contra o racismo na fachada do edifício, que fica na Zona Sul da capital paulista

Protesto reúne movimentos sociais e ativistas antirracistas

Um protesto em apoio ao jogador Vini Jr., do Real Madrid, reuniu dezenas de manifestantes na porta do Consulado da Espanha em São Paulo, nesta terça-feira (23). O jogador tem sido alvo de insultos racistas em estados durante a La Liga, o campeonato espanhol.

Durante a manifestação, frases como “La Liga racista” e “Não é futebol, é racismo” foram projetadas na fachada do consulado, que fica na Zona Sul paulista. O protesto foi convocado por vários movimentos antirracista, como o UNEAfro, o Movimento Negro Unificado e o Unegro. Representantes de partidos políticos também estiveram presentes no ato.

Parte dos manifestantes leu um manifesto contra o racismo, afirmando que “não vão tolerar a discriminação racial” e que “a Espanha deve reparação histórica ao Brasil”. O manifesto também afirma que os patrocinadores da La Liga e a entidade que realiza o campeonato devem reparação pelos atos racistas contra Vinícius Jr.

A reportagem entrou em contato com o Consulado da Espanha em São Paulo e aguarda retorno.

Racismo contra Vini Jr.

O atacante brasileiro Vinicius Jr. foi vítima de racismo novamente, antes e durante o jogo contra o Valencia, no domingo (21). Os torcedores do time rival entoaram gritos de “mono” (macaco, em espanhol) contra o brasileiro, que ficou nervoso, exigiu uma ação do árbitro e acabou sendo expulso.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.