Ouvindo...

Pirâmides financeiras: Arthur Lira anuncia criação de 4ª CPI na Câmara

Comissão Parlamentar de Inquérito vai investigar 11 empresas acusadas de prometer lucros altos em um esquema de pirâmide

Quarta CPI na Câmara investigará empresas acusadas de operar esquema de pirâmide

Com três CPIs abertas nas últimas semanas - MST, Apostas Esportivas e Americanas - o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), autorizou a criação de uma quarta Comissão Parlamentar de Inquérito nesta terça-feira (23). Dessa vez, o Legislativo criará um órgão colegiado para investigar pirâmides financeiras que utilizam criptomoedas.

A proposta é do deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), que conseguiu recolher assinaturas de 171 deputados. A CPI vai investigar 11 empresas já identificadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e que teriam realizado operações fraudulentas utilizando moedas virtuais.

As empresas são acusadas de se utilizar de divulgação de informações falsas sobre projetos e promessa de rentabilidade alta ou garantida para atrair as vítimas e sustentar um esquema de pirâmide financeira.

De acordo com o pedido, a CPI das Pirâmides Financeiras terá prazo de funcionamento de 120 dias e poderá ser prorrogada por mais 60 dias. A comissão será formada por 32 deputados titulares e outros 32 suplentes, que ainda serão indicados pelos partidos. Ainda não há data para a instalação da CPI, bem como a eleição de presidente, vice e relator.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.