Ouvindo...

Deputado de Minas propõe multar clubes que se omitirem ante casos de racismo

PL foi apresentado um dia após Vini Júnior ser vítima de atos discriminatórios; Pedro Aihara defende uso dos recursos para fomentar ações de combate ao preconceito

Pedro Aihara, do Patriota, é autor de PL que propõe multas a clubes que não agirem diante de casos de racismo

O deputado federal Pedro Aihara (Patriota-MG) quer a aplicação de multas a clubes e entidades que se omitirem ante casos de racismo ocorridos durante competições esportivas. Nesta segunda-feira (22), ele apresentou, à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei (PL) sobre as sanções financeiras aos que não agirem para combater atos preconceituosos.

O projeto de Aihara foi protocolado um dia após o atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, ser alvo de ofensas racistas durante jogo contra o Valencia pelo Campeonato Espanhol.

A ideia é que, constatada a prática de um ato racista, os clubes e organizações responsáveis pelo torneio sejam notificados pelas autoridades. Eles terão cinco dias para punir os responsáveis pelo crime e agir para coibir casos do tipo. Se não houver movimentos de combate à discriminação, as multas poderão ser aplicadas.

“O racismo continua a ser uma triste realidade em muitos aspectos da sociedade, inclusive nos eventos esportivos. Infelizmente, os estádios têm sido palco de manifestações de ódio racial, que vão desde insultos verbais até atos de violência física. Tais incidentes não apenas prejudicam diretamente as vítimas, mas também corroem os princípios de igualdade e respeito que devem nortear nossas relações sociais”, lê-se em trecho de texto enviado por Aihara aos colegas, pleiteando a aprovação do PL.

Os valores oriundos das multas vão ser utilizados para fomentar ações de combate ao racismo no ambiente esportivo nacional.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.