Ouvindo...

Vini Jr relembra casos de racismo e critica impunidade: ‘Não são casos isolados’

Atacante do Real Madrid publicou vídeo e mostrou momentos em que foi atacado

Vini Jr vem sofrendo com repetitivos casos de racismo na Espanha

O atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, voltou às redes sociais para falar sobre os casos de racismo sofridos na Espanha. O jogador brasileiro publicou um vídeo e mostrou que, diferentemente do que dizem as entidades do país, os casos não são isolados.

“A cada rodada fora de casa uma surpresa desagradável. E foram muitas nessa temporada. Desejos de morte, boneco enforcado, muitos gritos criminosos... Tudo registrado”, iniciou o jogador.

“Mas o discurso sempre cai em ‘casos isolados’, ‘um torcedor’. Não, não são casos isolados. São episódios contínuos espalhados por várias cidades da Espanha (e até em um programa de televisão)”, continuou o craque brasileiro.

O atacante brasileiro listou os locais em que foi alvo de ofensas racistas. Veja abaixo.

19/09/2022 - Madrid (contra o Atlético de Madrid)
30/12/2022 - Valladolid (contra o Valladolid)
05/02/2023 - Mallorca (contra o Mallorca)
23/03/2023 - Barcelona (contra o Barcelona)
21/05/2023 - Valência (contra o Valencia)

Veja o vídeo abaixo

Racismo contra Vini Jr.

Vini Jr. foi alvo de insultos racistas na derrota do Real por 1 a 0 para o Valencia no Mestalla, em Valência, pela 35ª rodada do Espanhol. A partida foi paralisada aos 27 minutos da segunda etapa. O atacante começou a discutir com torcedores enquanto outros jogadores tentavam acalmar o brasileiro.

Foi possível ouvir os gritos de “Mono” (macaco, em espanhol) por parte da torcida do Valencia. O árbitro conversou com oficiais da organização da partida e o jogo foi interrompido.

O sistema de som do estádio anunciou a paralisação do duelo devido ao comportamento dos fãs do Valencia e pediu que a torcida desse fim às “manifestações racistas”. Houve um novo aviso até que, depois de cerca de oito minutos, a partida foi retomada, com Vini Jr em campo.

A partir das repetidas demonstrações racistas, o jogo ficou nervoso. Vini Jr. foi provocado pelo goleiro Mamardashvili, que foi punido com o cartão amarelo. Os jogadores trocaram empurrões no campo.

No fim do confronto, porém, o brasileiro, revoltado e desestabilizado pelos rivais, foi expulso depois de desentender com o atacante Hugo Duro, em quem acertou o braço. Ele levou amarelo, mas após revisão do lance pelo VAR, foi expulso nos acréscimos.

O problema envolvendo a torcida espanhola não é novidade. Vinícius Júnior já foi vítima de inúmeros casos ao longo da sua trajetória pelo clube espanhol.

Leia mais

Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.