Ouvindo...

Presidente da Federação Espanhola rebate Tebas, apoia Vini Jr. e assume: ‘Temos um problema’

Luis Rubiales concedeu entrevista nesta segunda (22) após novo caso de racismo contra atacante brasileiro

Presidente da RFEF falou sobre o caso nesta segunda

A manhã desta segunda (22) segue com desdobramentos após novo caso de racismo contra Vinicius Junior. O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, realizou pronunciamento para defender o brasileiro e ironizar a postura de Javier Tebas, presidente de La Liga.

“Vinicius Junior e qualquer jogador de futebol, mulher ou homem, que sofre um insulto, qualquer ato de violência, tens o meu apoio e de toda a RFEF porque estamos aqui para ajudar e pedir-lhes que nos ajudem a melhorar” disse.

O mandatário da RFEF assumiu que há um problema geral. “Temos um problema de comportamento, de educação, de racismo. Enquanto houver um único indesejável ou um grupo de indesejáveis que insulte por condição sexual, cor de pele ou credo, temos um problema sério”, completou.

Rubiales também rebateu Juan Tebas, presidente de La Liga, que minimizou as ofensas racistas sofridas pelo brasileiro. Na visão do presidente da RFEF, é necessário que o brasileiro “ignore o comportamento irresponsável do presidente da Liga”.

Foi também feito um convite para que Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), vá até à sede da Federação na Espanha para que se discuta possíveis ações.

Leia mais

Racismo contra Vini Jr.

Vini Jr. foi alvo de insultos racistas na derrota do Real por 1 a 0 para o Valencia no Mestalla, em Valência, pela 35ª rodada do Espanhol. A partida foi paralisada aos 27 minutos da segunda etapa. O atacante começou a discutir com torcedores enquanto outros jogadores tentavam acalmar o brasileiro.

Foi possível ouvir os gritos de “Mono” (macaco, em espanhol) por parte da torcida do Valencia. O árbitro conversou com oficiais da organização da partida e o jogo foi interrompido.

No fim do confronto, porém, o brasileiro, revoltado e desestabilizado pelos rivais, foi expulso depois de desentender com o atacante Hugo Duro, em quem acertou o braço. Ele levou amarelo, mas após revisão do lance pelo VAR, foi expulso nos acréscimos.

O problema envolvendo a torcida espanhola não é novidade. Vinicius Júnior já foi vítima de inúmeros casos ao longo da sua trajetória pelo clube espanhol.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.