Ouvindo...

Líder do governo Lula no Congresso pede abertura de inquérito contra Google

Senador Randolfe Rodrigues criticou campanha feita pelas big techs contra PL das Fake News

Líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, pediu abertura de inquérito contra Google

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo federal no Congresso Nacional, pediu a abertura de um inquérito no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para investigar o Google por uma possível infração contra a ordem econômica.

Veja mais: PL das Fake News: Ministério analisa se campanha contrária do Google é abusiva

“Além das providências já anunciadas pelo Ministro Flávio Dino estou representando junto ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para abertura de inquérito administrativo por possível infração contra a ordem econômica (Lei 12.529/12) por abuso de posição dominante”, escreveu Randolfe em suas redes sociais.

A insatisfação da base do governo é com as manifestações das empresas de tecnologias, as chamadas big techs, contra o projeto de lei das Fake News, que pode ser votado nesta semana na Câmara dos Deputados.

As big techs aumentaram as críticas contra o PL nas últimas semanas e o Google incluiu um link em sua página principal dizendo que o projeto “pode piorar sua internet”.

“Solicitarei ao Cade, cautelarmente, a remoção do conteúdo, abstenção de reiteração de práticas análogas e fixação de multa no valor máximo de 20% do faturamento bruto, além do bloqueio cautelar nas contas bancárias do Google”, emendou o líder do governo.

Na segunda-feira (1º), o ministro da Justiça afirmou que iria acionar a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para apurar possíveis práticas abusivas cometidas pelas big techs ao se posicionarem contra o PL das Fake News.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.