Ouvindo...

GSI vai obrigar que servidores estejam em dia com vacina da Covid-19

Exigência ocorre em meio à demissão de dezenas de servidores ligados ao governo de Jair Bolsonaro (PL)

O ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli

O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, anunciou nesta quinta-feira (27) que vai exigir que os servidores do órgão apresentem comprovantes de que estão em dia com a vacinação contra a Covid-19. A principal função do GSI é realizar a segurança do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Estamos editando portaria que obriga os servidores do GSI a apresentarem esquema vacinal atualizado da covid-19. Quem mantém contato com o presidente da República deve cumprir o que orientam as autoridades sanitárias”, escreveu o ministro interino nas redes sociais.

Cappelli assumiu o posto de interino no GSI após o então ministro da pasta, Gonçalves Dias, pedir demissão devido à divulgação de imagens com a atuação dele durante a invasão de 8 de janeiro no Palácio do Planalto.

A obrigação da vacinação contra a Covid ocorre após o GSI intensificar a demissão de agentes ligados ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que duvidou da eficácia da vacina em diversas ocasiões.

Nos dois últimos dias, Cappelli exonerou 87 servidores do órgão, entre elas três secretários nacionais, sob a justificativa de prosseguir com “a renovação do quadro de funcionários”, conforme nota divulgada à imprensa. “Demos cumprimento hoje à determinação do presidente Lula de acelerar o processo de renovação do GSI”, escreveu o ministro interino nas redes sociais.