Ouvindo...

Vídeo: votação de veto à linguagem neutra em BH é marcada por confusão

Sessão plenária da Câmara Municipal teve retirada, à força, do presidente do Psol mineiro, que protestava contra o projeto

Debates em torno do uso da linguagem neutra geraram tumulto no plenário da Câmara de BH

A sessão da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) que aprovou nesta segunda-feira (24) o projeto que proíbe o uso de linguagem neutra nas escolas da capital mineira foi marcada por bate-bocas, xingamentos e teve até um homem retirado à força das galerias do Legislativo Municipal.

Um vídeo obtido pela Itatiaia mostra Cacau Pereira, presidente do Psol em Minas Gerais, sendo levado nos braços por dois seguranças da Câmara. Um deles, inclusive, aperta o punho do dirigente. Para se manter firme, o pessolista teve de se apoiar nos ombros de um dos homens engravatados.

À reportagem, o presidente do diretório mineiro do Psol afirmou que o episódio aconteceu após seguranças tentarem cumprir a ordem de retirar, das galerias, uma manifestante que teria se exaltado ao protestar contra o veto à linguagem neutra.

Cacau e outros militantes à esquerda defendiam que a senhora deveria ser retirada por uma segurança mulher — e não por oficiais homens.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.