O Ministério dos Transportes informou que a publicação do edital e o leilão para a concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, está prevista para o segundo semestre de 2023.
A informação contradiz o próprio ministro da pasta, Renan Filho (MDB), que afirmou no início do mês passado para deputados mineiros que o edital seria lançado no primeiro semestre.
“É com muita alegria que
Veja mais:
O ministro dos Transportes afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o cobrou pessoalmente sobre o andamento deste projeto.
Nesta semana, a pasta informou a reportagem da Itatiaia que os estudos para a concessão da BR-381 estão em análise no Tribunal de Contas da União (TCU) e que a “publicação do edital e a realização do leilão estão previstos para o segundo semestre deste ano”.
Procurado pela reportagem, o TCU informou que a concessão do trecho rodoviário da BR-381/MG é objeto do TC
Novela da BR-381
A duplicação da BR-381, conhecida como Rodovia da Morte pelo alto índice de acidentes com vítimas fatais, é uma das mais antigas reivindicações de moradores e lideranças políticas mineiras.
A obra começou a sair do papel em 2014, durante o governo Dilma Rousseff (PT), quando o trecho de 303 quilômetros entre BH e Valadares foi dividido em oito lotes para serem licitados. As obras avançaram em apenas 2 lotes e os outros foram abandonados pelas empresas que venceram as licitações.
Dos 303 quilômetros entre a capital mineira e Governador Valadares, apenas 60 quilômetros foram entregues após oito anos de obras.
Desde 2018, o governo federal aposta na parceria público-privada (PPP) para tirar do papel a obra de duplicação da rodovia.
No final de 2021, a concessão da BR-381 foi uma aposta do governo Jair Bolsonaro (PL), mas o projeto não atraiu interesse do setor privado. A obra, que exige o redesenho das pistas para reduzir o número de curvas, é considerada complexa.