O presidente Lula recebe nesta terça-feira (18) governadores e chefes de poderes para discutir medidas emergenciais de combate à violência nas escolas. O governador Romeu Zema vai participar do encontro na capital federal.
A “Reunião sobre Pactuação de Políticas de Proteção do Ambiente Escolar” foi convocada pelo governo federal para discutir a prevenção e enfrentamento à violência nas instituições de ensino. Serão abordadas estratégias de promoção da paz e combate aos discursos de ódio e extremismo no ambiente escolar.
O Planalto criou um grupo interministerial para elaborar um plano nacional de enfrentamento da violência nas instituições de ensino, que deve ser apresentado em até 90 dias.
A medida foi tomada depois que um homem invadiu uma creche e assassinou quatro crianças em Blumenau, em Santa Catarina. Após o episódio, o governo liberou R$ 150 milhões para os estados para o fortalecimento das rondas escolares.
Em Minas,
“Em Minas Gerais, nós já adotamos uma série de medidas que visam dar mais segurança para os alunos que frequentam a rede estadual. Vale lembrar que essas medidas estão sendo estendidas aos municípios interessados e também às escolas particulares”, destaca o governador Romeu Zema.
Ministério da Justiça
Na quarta-feira (19), representantes do governo mineiro participam de uma
O objetivo da audiência pública é esclarecer dúvidas sobre como apresentar projetos no edital federal e garantir recursos que vão custear o incremento da segurança nas unidades escolares. O edital soma R$ 150 milhões, valor retirado do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), que será disponibilizado aos Estados e Municípios, que têm competência constitucional para fazer o patrulhamento ostensivo.