Ouvindo...

Lula recebe Zema e outros governadores para debater medidas de combate à violência nas escolas

Governo federal pretende intensificar pareceria com estados para programa de prevenção à violência nas escolas

Presidente Lula receberá governador Romeu Zema e outros governadores para discutir medidas para combater violência nas escolas

O presidente Lula recebe nesta terça-feira (18) governadores e chefes de poderes para discutir medidas emergenciais de combate à violência nas escolas. O governador Romeu Zema vai participar do encontro na capital federal.

Veja mais: Columbine e Hitler: por que autoridades se preocupam com ameaças de ataques a escolas em 20 de abril?

A “Reunião sobre Pactuação de Políticas de Proteção do Ambiente Escolar” foi convocada pelo governo federal para discutir a prevenção e enfrentamento à violência nas instituições de ensino. Serão abordadas estratégias de promoção da paz e combate aos discursos de ódio e extremismo no ambiente escolar.

O Planalto criou um grupo interministerial para elaborar um plano nacional de enfrentamento da violência nas instituições de ensino, que deve ser apresentado em até 90 dias.

A medida foi tomada depois que um homem invadiu uma creche e assassinou quatro crianças em Blumenau, em Santa Catarina. Após o episódio, o governo liberou R$ 150 milhões para os estados para o fortalecimento das rondas escolares.

Em Minas, o governo adotou medidas para ampliar a proteção da comunidade escolar, incluindo as escolas estaduais, municipais e privadas. Na semana passada, foi anunciada um novo protocolo de acesso às instituições de ensino.

“Em Minas Gerais, nós já adotamos uma série de medidas que visam dar mais segurança para os alunos que frequentam a rede estadual. Vale lembrar que essas medidas estão sendo estendidas aos municípios interessados e também às escolas particulares”, destaca o governador Romeu Zema.

Ministério da Justiça

Na quarta-feira (19), representantes do governo mineiro participam de uma audiência pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre o tema, que vai discutir o Programa Nacional de Segurança nas Escolas.

O objetivo da audiência pública é esclarecer dúvidas sobre como apresentar projetos no edital federal e garantir recursos que vão custear o incremento da segurança nas unidades escolares. O edital soma R$ 150 milhões, valor retirado do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), que será disponibilizado aos Estados e Municípios, que têm competência constitucional para fazer o patrulhamento ostensivo.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.