Autoridades em todo o país têm demonstrado preocupação com mensagens de discurso de ódio e ameaças de ataques contra escolas no dia 20 de abril sendo compartilhadas em redes sociais. Um
Pais e mães de alunos também têm relatado apreensão em
O alerta está relacionada à própria data, que marca dois eventos significativos para grupos extremistas, suspeitos de articularem as ameaças por meio de plataformas digitais e na ‘deep web’.
A data marca o aniversário de nascimento do ditador alemão Adolf Hitler, nascido em 1889. Também em um dia 20 de abril ocorreu o Massacre de Columbine, ataque a uma escola nos Estados Unidos, em 1999. Na ocasião, dois alunos da escola mataram outros 12 estudantes e uma professora. O atentado chocou o mundo e foi um dos primeiros e mais violentos do tipo.
No dia 12 de abril, em entrevista coletiva, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou ter recomendado aos governadores que
“Sugerimos o reforço do policiamento ostensivo nos próximos dias em razão da multiplicação de postagens ou boatos atinentes ao dia 20", recomendou.
20 de abril
Dino revelou, ainda, que operações recentes envolvendo autoridades de estados como o Maranhão, Goiás e São Paulo identificaram grupos de jovens ligados a movimentos neonazistas que estariam “assediando” outros jovens para propagarem discurso de ódio e ameaças contra escolas no estado da região Nordeste. Um grupo foi apreendido em Goiás e em São Paulo.
“As polícias estaduais agiram, houve apreensão de menores, busca e apreensão e o que foi encontrado? Suástica nazista, arma... é isso que está na base”, contou.
O ministro não descartou ação de “lobos solitários” em ataques recentes, mas afirmou que há “orquestração” para a realização de novos ataques contra escolas. Ele também relacionou o aniversário de Hitler e a data do Massacre de Columbine como inspiração para grupos extremistas.
“Há ação de lobo solitários, oportunistas e psicopatas? Sim, mas há orquestração de gente que se inspira em agrupamentos extremistas. 20 de abril é aniversário de Hitler, não é aniversário só da tragédia hedionda de Columbine”, afirmou.
Massacre de Columbine
Em 20 de abril de 1999, dois alunos da Columbine High School, escola secundarista localizada em cidade homônima, no estado do Colorado, nos Estados Unidos, invadiram a unidade fortemente armados, com espingardas, carabinas, facas e explosivos.
Autoridades identificaram que a dupla planejou o crime com antecedência e utilizava um site na internet para ensinar a fabricar bombas, além de ter publicado uma lista com possíveis alvos de um ataque.
O massacre, que completa 24 anos na próxima semana, deixou 15 mortos - 12 alunos, uma professora e os dois autores do massacre, que cometeram suicídio.