O ex-deputado federal e ex-prefeito de Araxá, no Alto Paranaíba, Aracely de Paula morreu nesta segunda-feira (17), aos 81 anos de idade, em São Paulo, por complicações de saúde. O atual prefeito da cidade, Rubens Magela da Silva decretou luto oficial de três dias e lamentou a morte do político.
"É com muito pesar que nós, araxaenses, recebemos a triste notícia do falecimento do ex-prefeito e deputado federal Aracely de Paula nesta segunda-feira, 17 de abril de 2023. Aracely foi um homem que deixa um enorme legado de contribuição para o país, para o Estado de Minas Gerais e, principalmente, para Araxá", diz trecho do comunicado.
“Aracely de Paula certamente será lembrado como um dos políticos mais importantes na história da nossa cidade e que merece todo o reconhecimento, respeito e homenagem do Município de Araxá", completa a nota oficial.
Nascido em Ibiá, o advogado e ruralista Aracely de Paula começou sua carreira política ainda na década de 1960 e foi eleito vereador de Araxá aos 26 anos de idade. Foi prefeito por quatro vezes, entre 1975 e 1983, entre 1987 e 1991, entre 2014 e 2016, substituindo o prefeito Jeová Moreira, que foi cassado na ocasião, e, por fim, entre 2017 e 2020.
Aracely foi filiado ao PFL, PL e PR e acumulou seis mandatos consecutivos como deputado federal - entre 1991 e 2015. Ele também foi secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais no primeiro mandato do governo de Aécio Neves.