Ouvindo...

Correios e grupo dono do AliExpress fecham acordo para melhorar logística de encomendas

Segundo CNN Brasil, memorando não trata do fim da isenção para compras de até US$ 50, já anunciado pelo governo

Compras online

Os Correios assinaram um memorando de entendimentos com a Cainiao Network, braço de logística do Alibaba Group, que é detentor do Aliexpress, loja chinesa de varejo utilizada por muitos brasileiros para importar produtos e mercadorias. Segundo a CNN Brasil, o acordo tem como objetivo melhorar as transações e a logística das encomendas. A informação também foi publicada pelos jornais China Daily e Valor Econômico.

O memorando foi assinado na última semana — o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderou uma comitiva brasileira à China — em meio ao anúncio do governo federal de que irá acabar com a isenção de imposto de importação para mercadorias de até US$ 50 no caso de transações entre pessoas físicas.

Diversas empresas e consumidores se beneficiam da isenção ao declarar que os pacotes são enviados por pessoas físicas. Outras práticas comuns são o fracionamento das encomendas e a declaração dos produtos em valor inferior ao que eles realmente valem.

De acordo com a CNN Brasil, o acordo assinado não trata desses temas. Na sexta-feira (14), representantes do Alibaba Group se reuniram com integrantes do Ministério da Fazenda e disseram que não compactuam com a venda fracionada para driblar o pagamento de impostos e que a isenção para itens de pequeno valor é uma exclusividade do Brasil.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.