Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), disse nesta quarta-feira (12) que dentro de no máximo 40 dias poderá começar a realizar obras na área do aeroporto Carlos Prates, que foi desativado no dia 1º de abril. O prefeito se reuniu com ministros do governo federal em Brasília para acelerar o processo de transferência do terreno para a PBH.
Segundo ele, é necessário que o governo federal publique documento regularizando a transferência do terreno para a prefeitura, o que poderia levar até 180 dias. Porém, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), prometeu a ele fazer todos os esforços para que isso aconteça no prazo de 30 a 40 dias.
Leia mais:
“Achei muito bom porque com isso eu posso começar a construir, posso começar a fazer algumas obras lá”, disse Fuad Noman. “Eu já quero começar agora a ocupar aquele terreno exatamente para levar para a comunidade os benefícios que tanto desejam. Vamos fazer (as obras) em mais de uma etapa. A primeira etapa é começar a fazer quadras esportivas, espaço para crianças. A segunda etapa é começar o parque, fazer a pista de caminhada. A terceira etapa são equipamentos públicos. Vamos progredindo em cima disso”, disse o prefeito.
Fuad também citou planos de construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um centro cultural e moradias populares, que, segundo ele, devem demorar mais por depender do programa federal Minha Casa, Minha Vida.
“Na próxima semana vamos fazer mapeamento com drone para sentar com a equipe e montar uma ocupação do espaço. O que vamos por onde e definir claramente o projeto. Onde vai ser o centro cultural? Onde vai ser o espaço para a UPA? Nós estamos caminhando e começando a fazer. O projeto é longo, o projeto é grande. Afinal de contas, são 540 mil m²”, declarou o prefeito de Belo Horizonte.