Ouvindo...

Prefeito de BH, Fuad Noman diz que poderá começar obras no aeroporto Carlos Prates em 40 dias

Ele se reuniu com ministros do governo Lula para acelerar transferência do terreno para a prefeitura

Fuad noman concedeu entrevista exclusiva à Itatiaia

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), disse nesta quarta-feira (12) que dentro de no máximo 40 dias poderá começar a realizar obras na área do aeroporto Carlos Prates, que foi desativado no dia 1º de abril. O prefeito se reuniu com ministros do governo federal em Brasília para acelerar o processo de transferência do terreno para a PBH.

Segundo ele, é necessário que o governo federal publique documento regularizando a transferência do terreno para a prefeitura, o que poderia levar até 180 dias. Porém, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), prometeu a ele fazer todos os esforços para que isso aconteça no prazo de 30 a 40 dias.

Leia mais:
Após desativação, comunidade defende parque, moradias e UPA na área do aeroporto Carlos Prates
Aeroporto Carlos Prates: histórico de acidentes e muita dor de cabeça para moradores da região
Aeroporto Carlos Prates: família tradicional de BH faz varredura em cartórios para provar ser ‘dona’ do terreno

“Achei muito bom porque com isso eu posso começar a construir, posso começar a fazer algumas obras lá”, disse Fuad Noman. “Eu já quero começar agora a ocupar aquele terreno exatamente para levar para a comunidade os benefícios que tanto desejam. Vamos fazer (as obras) em mais de uma etapa. A primeira etapa é começar a fazer quadras esportivas, espaço para crianças. A segunda etapa é começar o parque, fazer a pista de caminhada. A terceira etapa são equipamentos públicos. Vamos progredindo em cima disso”, disse o prefeito.

Fuad também citou planos de construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um centro cultural e moradias populares, que, segundo ele, devem demorar mais por depender do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

“Na próxima semana vamos fazer mapeamento com drone para sentar com a equipe e montar uma ocupação do espaço. O que vamos por onde e definir claramente o projeto. Onde vai ser o centro cultural? Onde vai ser o espaço para a UPA? Nós estamos caminhando e começando a fazer. O projeto é longo, o projeto é grande. Afinal de contas, são 540 mil m²”, declarou o prefeito de Belo Horizonte.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.