Ouvindo...

Deputada mineira vai coordenar Frente Antirracismo instalada pelo Congresso

Dandara Tonantzin, do PT, vai liderar o grupo na Câmara; no Senado, trabalhos serão encabeçados pelo gaúcho Paulo Paim

A deputada federal mineira Dandara Tonantzin, do PT, vai coordenar a Frente Parlamentar Mista Antirracismo na Câmara Federal. A coalizão, instalada pelo Congresso Nacional nessa terça-feira (11), tem a adesão, até aqui, de 150 parlamentares, entre deputados e senadores. Uma das ideias de Dandara é utilizar o grupo como plataforma de debates acerca da revisão da Lei de Cotas, que completa onze anos em 2023. A petista, aliás, é relatora do processo de revisão do texto sobre mecanismos de reserva de vagas estudantis a minorias como pretos, pardos e indígenas.

“Queremos que a Frente seja um instrumento para enfrentar o trabalho análogo à escravidão, o extermínio da juventude negra e o feminicídio que acomete principalmente as mulheres negras. Através da coalizão vamos fazer a defesa da continuidade, ampliação e aperfeiçoamento da Lei de Cotas e elaborar contribuições sob a perspectiva do povo preto acerca dos grandes debates nacionais”, disse Dandara.

No Senado Federal, o coordenador do grupo será Paulo Paim (PT-RS), que articulou em prol da criação da frente. A deputada Carol Dártora (PT-PR) e a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) ficaram com as duas vice-coordenadorias do cordão.

Leia também
Apoio de Anielle Franco

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou da cerimônia de instalação da Frente Antirracismo. A pasta comandada por ela foi recriada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro dia do novo governo.

“Há um conjunto de ações que precisam ser feitas em prol da população preta. Eu acho que ter o ministério de volta é um passo; ter uma frente antirracista, é outro passo. Ao final desses quatro anos, teremos passos concretos para a nossa população’, projetou a ministra.

Para reforçar a criação da Frente Antirracismo, deputados e senadores lideraram uma caminhada do Senado ao Salão Verde da Câmara. Dandara andou de braços dados com Paulo Paim e Benedita da Silva (PT-RJ), deputada negra que é entusiasta da formação do grupo.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Leia mais