A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou, nesta terça-feira (11), em segundo turno, um projeto de lei que garante a
Dos 40 parlamentares presentes na casa, 39 foram a favor da proposta e um contra - o vereador Uner Augusto (PRTB). O texto prevê que o cidadão poderá utilizar o sistema de transporte, de forma gratuita, para votar tanto no primeiro quanto no segundo turno das eleições.
A Proposta de Emenda à Lei Orgânica (PELO) é assinada por 14 vereadores e precisava de 28 votos para passar na Casa.
Dois substitutivos ao texto original foram aprovados nesta tarde. Um deles determina que essa gratuidade no dia do pleito seja considerada durante a revisão do preço das passagens de ônibus de Belo Horizonte para evitar desequilíbrio no contrato com as empresas.
Os vereadores se apressaram para votar o texto já que Belo Horizonte está na iminência de um aumento no preço da passagem de ônibus com o fim do subsídio pago pela prefeitura às empresas do transporte público da cidade.
A proposta estabelece que os custos da gratuidade serão pagos em até 60 dias às empresas de ônibus conforme o número de pessoas atendidas na ocasião.
Por se tratar de uma mudança na Lei Orgânica do Município, o texto não precisa de sanção do prefeito, Fuad Noman (PSD), e passa a valer assim que promulgado pela Presidência da Câmara.
Transporte gratuito na eleição
A possibilidade de
Com base nesta decisão judicial, a