Ouvindo...

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco vai acompanhar Lula em visita à China

Já Arthur Lira (PP) recusou convite do presidente sob a justificativa de que tem compromissos no Brasil, segundo site

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

O presidente do Senado, o mineiro Rodrigo Pacheco (PSD), vai acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na viagem à China. Inicialmente marcada para o dia 26 de março, a visita foi adiada porque o presidente estava com pneumonia. Agora, a viagem ocorrerá na próxima terça-feira (11).

A postura de Pacheco contrasta com a do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Ele afirmou ao G1 que tem compromissos no Brasil que não podem ser remarcados e que por isso não viajará à China. O governo deve enviar na semana que vem o texto do arcabouço fiscal e também estão previstas votações de projetos.

Dessa forma, se mantém o cenário anterior ao adiamento da visita. Ainda em março, Pacheco já havia confirmado que estaria na comitiva de Lula, enquanto Lira recusou o convite do presidente. Na China, Lula vai se reunir com o presidente Xi Jinping. Os temas principais devem ser a discussão de investimentos chineses no Brasil e a participação do país asiático no esforço para colocar um fim à guerra entre a Rússia e a Ucrânia.