Ouvindo...

Ministério da Justiça cria canal exclusivo para receber denúncias sobre ataques em escolas

Medida vai agilizar investigações, segundo a pasta; informações recebidas serão mantidas em sigilo

Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou canal de denúncias exclusivo para recebimento de informações sobre suspeitas de ataques a escolas e instituições de ensino. O formulário para recebimento das denúncias está disponível neste link. As denúncias serão mantidas sob sigilo.

A plataforma foi criada em parceria com a associação civil SaferNet Brasil. Segundo o ministério, a iniciativa vai permitir que as denúncias sejam investigadas de forma mais rápida. Os dados recebidos serão analisados pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab).

“O laboratório tem identificado essas ameaças e trabalhado proativamente com as polícias e centros de inteligência estaduais para potencializar as investigações e prevenir futuras ações”, disse o coordenador do Ciberlab, Alessandro Barreto. O grupo conta com 50 policiais que, segundo o Ministério da Justiça, irão se dedicar exclusivamente ao monitoramento das ameaças contra escolas na internet.

A medida faz parte da Operação Escola Segura, criada após um homem invadir uma creche e matar quatro crianças na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. O Ministério da Justiça destinou R$ 150 milhões para que estados e municípios possam intensificar as rondas policiais nas escolas.