A advogada Daniela Barbalho, mulher do governador do Pará Helder Barbalho (MDB), foi eleita conselheira para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Pará. Em votação secreta na Assembleia Legislativa do Pará, ela recebeu 36 votos a favor e apenas dois votos contrários.
Veja mais:
Indicada com apoio de vários partidos que fazem parte da base de governo de Helder Barbalho, Daniela receberá um salário de R$ 35.462,22 e ficará no cargo de forma vitalícia até completar 75 anos.
Em suas redes sociais, a nova conselheira agradeceu o apoio do Legislativo e se disse honrada pela indicação. “Contem com minha dedicação, seja no plenário da corte, julgando processos, nas ações do TCE nas comunidades, nos projetos em defesa da primeira infância, no combate à violência contra a mulher ou nas orientações aos agentes públicos. Tenham certeza que vou trabalhar em benefício do povo do Pará”, escreveu Daniela.
Os tribunais de contas são, de acordo com a legislação, órgãos técnicos e independentes que têm a função de auxiliar o Poder Legislativo na fiscalização das contas públicas. Entre as atribuições, os tribunais de contas dos Estados, têm a função de analisar a conta dos governadores de seus respectivos estados.
Esposas nos tribunais de contas
As indicações de esposas para vagas em tribunais de conta se tornaram recorrentes nos últimos meses.
Na semana passada, a enfermeira Aline Peixoto, mulher do ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil Rui Costa (PT), foi eleita conselheira no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. Ela foi a quarta mulher de ministros do governo Lula eleita para os cargos.
Em fevereiro, a advogada Marília Góes, mulher do ministro do Desenvolvimento Regional Waldez Góes (União Brasil), foi eleita para o Tribunal de Contas do Estado do Amapá.
Em janeiro, Rejane Dias, mulher do ex-governador do Piauí e ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias (PT), foi eleita para o Tribunal de Contas do Piauí.
Em dezembro, Renata Calheiros, mulher do ex-governador de Alagoas e ministro dos Transportes Renan Calheiros Filho (MDB), foi eleita para o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas.