O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (10), durante reunião com seus ministros, que seu terceiro mandato começou “de verdade” a partir de agora. Ele afirmou que o que foi feito até o momento foi uma preparação dos ministérios e das equipes do governo.
“Essa reunião, eu diria, é quase que o começo de verdade do nosso mandato, é como se tivéssemos passado por uma preparação, ou seja, cada um montou seu ministério, dificuldade para alocar, muita dificuldade para indicar pessoas, pessoas demoraram mais é um mês e meio para montar ministério”, disse Lula aos ministros.
“Este momento, é o momento em que começamos de verdade o campeonato”, afirmou o presidente, dizendo que a aprovação da PEC da Transição foi como ganhar uma Recopa. “Foi uma novidade na história política do Brasil, aprovar uma PEC antes de estar governando o país”, continuou.
Lula afirmou que será fundamental buscar as parcerias com os estados e prefeituras para retomar obras que estão paralisadas. “Temos praticamente 14 mil obras paralisadas em todas as áreas”, disse.
“Vou fazer uma viagem para a China e quando voltar eu quero começar a viajar o Brasil. Para voltar a inaugurar casa, escola, creche, estradas, universidade, escolas técnicas, ou seja, nós temos que colocar esse país em funcionamento. Não podemos ficar chorando o dinheiro que falta, temos que usar bem o dinheiro que a gente tem. Por isso o Haddad é ministro da Fazenda, porque ele é criativo. Se a gente não tiver dinheiro, a gente vai atrás dele e ele vai arrumar. Ele e a Simone vão sentar na mesa e arrumar dinheiro que nós precisamos para fazer investimento neste país. Não podemos aceitar a ideia de que o PIB não vai crescer porque alguém diz que o PIB não vai crescer. Nós vamos dizer que o PIB vai crescer porque vamos fazer o PIB crescer”, afirmou Lula.