A prefeitura de Brumadinho recebeu nesta terça-feira (7) o repasse de R$ 232 milhões previsto no Acordo Judicial de Reparação de Brumadinho.
Veja mais:
Em cerimônia no Complexo Hospitalar Valdemar de Assis Barcelos, em Brumadinho, na Região Metropolitana de BH, o governador Romeu Zema (Novo) e o prefeito Nenen da Asa (PV) destacaram que os recursos serão aplicados na saúde e em programas de assistência social da cidade.
O valor vem de acordo firmado entre o governo estadual e a mineradora Vale, responsável pela Mina Córrego do Feijão, que rompeu em janeiro de 2019 e matou 272 pessoas.
“Estamos tendo aqui hoje a satisfação de anunciar esse investimento, não só em equipamentos e melhorias desta unidade hospitalar, como também na operação desta unidade por pelo menos cinco anos. Entrega que irá salvar vidas, já que as que se foram, infelizmente, não voltarão”, afirmou Zema.
A coordenadora da Avabrum (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento de Barragem Mina Córrego do Feijão), Edi Tavares, se emocionou durante a cerimônia.
“Tenho certeza que, assim como eu que perdi meu esposo, uma das 272 vítimas, nenhum de vocês aqui presentes gostariam de estar aqui hoje. Uma condição que nos foi imposta. Mesmo que para nós familiares jamais exista uma reparação cabível, reparar os rumos de Brumadinho é preciso e essa transferência para nossa cidade, advindos do acordo, nos traz um certo alento, uma vez que o crime aconteceu aqui”, afirmou Edi Tavares.
O prefeito brumadinho, Nenen da Asa afirmou que o valor será aplicado na saúde do município. “A saúde recebeu uma missão desafiadora, de atender com dignidade seus pacientes, e de ampliar a cobertura da rede, a saúde mental passou a ser uma das prioridades da nossa gestão”, disse o prefeito.