Ouvindo...

Ministro diz que vai esclarecer denúncias a Lula e União Brasil critica presidente do PT

Juscelino Filho, ministro das Comunicações, vai se reunir com Lula nesta segunda-feira (6) para explicar denúncias

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, é alvo de denúncias e pode ser afastado do cargo

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), afirmou que pretende esclarecer ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) as denúncias sobre uso irregular de viagens da FAB e uso de verbas públicas para beneficiar propriedade rural de familiares.

O ministro deve se encontrar com Lula nesta segunda-feira (6), às 16 horas, no Palácio do Planalto.

Juscelino pretende levar documentos que justificariam algumas das denúncias contra ele. Dessa forma ele conseguiria convencer Lula de que ele pode continuar no comando do ministério.

Na semana passada, Lula afirmou que se o ministro “não conseguir provar a inocência, não pode ficar” no governo.

Desde o início do ano, reportagens do jornal “Estado de São Paulo” mostram várias acusações contra Juscelino Filho. As irregularidades envolvem o uso indevido de voos da FAB para uma viagem em que ele participou de leilão de cavalos e a destinação de verbas públicas por meio do orçamento secreto para beneficiar uma propriedade da sua família.

O ministro teria ainda ocultado patrimônio da Justiça Federal, ao não declarar valores que ele teria com cavalos de raça.

Relação difícil

A relação entre PT e União Brasil passa por turbulências desde o início do ano. A sigla é considerada importante para que Lula consiga formar uma base de apoio no Congresso Nacional, mas dois ministros estão envolvidos em denúncias.

Além de Juscelino Filho, a ministro do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), também é alvo de denúncias. Ela teria envolvimento com milicianos no Rio de Janeiro.

Na semana passada, a relação entre os dois partidos ficou estremecida, depois que a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, afirmou publicamente que o ministro Juscelino deveria ser afastado.

Lideranças do União Brasil divulgaram uma nota criticando Gleisi. “Lamentamos que Gleisi utilize dois pesos e duas medidas para tratar de assuntos inerentes à vida pública. Quando atitudes dos seus aliados são contestadas - e não faltaram acusações a membros do PT na história recente do país - a parlamentar prega o direito de defesa. Quando a situação se inverte, prefere fazer pré-julgamentos”, diz a nota do União Brasil.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.