O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), no cargo há pouco mais de dois meses, se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em meio a um escândalo provocado por denúncias de que ele teria utilizado dinheiro público de forma irregular.
A reunião está marcada para as 16 horas desta segunda-feira (6), e está na agenda oficial do presidente.
Na última semana, o
Leia também:
Denúncias contra Juscelino Filho
O ministro teria utilizado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e diárias de viagem para compromissos pessoais em São Paulo e por indicar verbas de emendas parlamentares para asfaltar estradas localizadas em frente a uma de suas fazendas. Os casos foram revelados nas últimas semanas pelo jornal Estado de S. Paulo.
Juscelino Filho foi eleito deputado federal e se licenciou do cargo para assumir o ministério das Comunicações. No entanto, conforme o jornal, ele indicou emendas parlamentares para asfaltar uma estrada de terra que beneficiaria diretamente uma de suas propriedades rurais localizada na cidade de Vitorino Freire, no interior do Maranhão.
Ao todo foram destinados R$ 5 milhões do orçamento secreto para asfaltar a estrada, que passa em frente à fazenda. Além disso, a empresa responsável pela obra é investigada pela Polícia Federal por, supostamente, oferecer pagamento de propina a servidores federais para conseguir realizar obras no Maranhão.
O Estadão revelou, ainda, que a Prefeitura de Vitorino Freire tinha
Em outra denúncia contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho suou um avião da FAB para ir a São Paulo, onde participou de leilões de cavalo de raça. A viagem foi no dia 26 de janeiro e o ministro marcou compromissos na data e, no dia seguinte, participou dos leilões. Ele ainda recebeu R$ 3 mil em diárias para a viagem que teria, no fim das contas, interesses particulares.
O ministro também é acusado de omitir patrimônio à Justiça Eleitoral.
O que Lula já disse sobre Juscelino Filho?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre as denúncias envolvendo o ministro do União Brasil.
Em entrevista à BandNews FM,
“Pedi para o ministro Rui Costa convocar ele [Juscelino] para segunda-feira para uma conversa, porque ele tem direito de provar sua inocência. Mas, se ele não conseguir provar inocência, ele não pode ficar no governo. Garanto a todo mundo presunção de inocência”, disse Lula em entrevista ao programa “O É da Coisa”, da Band News FM.