Ouvindo...

Prefeitura publica decreto para divulgação da agenda de compromissos de agentes públicos

Os dados serão incluídos no portal da transparência sob supervisão da Controladoria Geral do Município

Decreto entra em vigor em 45 dias

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou, neste sábado (4), um decreto para que todos os agentes públicos, incluindo o prefeito e o vice, divulgue a agenda de compromissos públicos, incluindo audiências públicas, eventos, reuniões e despachos internos.

O decreto entra em vigor daqui a 45 dias.

Os dados serão incluídos no portal da transparência sob supervisão da Controladoria Geral do Município, como explica o Controlador Geral, Leonardo Ferraz:

“No portal da PBH cada órgão e entidade tem seus seus titulares, seus adjuntos e seus ‘subs’. A pessoa vai poder entrar e escolher, por exemplo, a Secretaria de Educação. Essas ferramentas tecnológicas ainda vão ser desenvolvidas. Temos um prazo de 45 dias para implementar essas eh inovações”, explica.

Leonardo conta que serão feitas cartilhas, capacitações e reuniões para que as pessoas responsáveis pelas agendas possam entender como que vai funcionar e possam divulgar adequadamente.

Além disso, será feito um monitoramento para concluir se as disposições normativas estão sendo cumpridas.

Após a publicação, o registro das agendas vai ficar disponível pra consulta por pelo menos cinco anos.

Informações da repórter Ana Luiza Bongiovani.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.