O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), repudiou as falas xenófobas do vereador de Caixas de Sul Sandro Fantinel (Patriota) e classificou as declarações do parlamentar como “nojentas”.
Em sessão na Câmara de Caxias do Sul, cidade gaúcha, Fantinel atacou trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves durante uma operação da Polícia Rodoviária Federal na semana passada.
“O discurso xenófobo e nojento de vereador de Caxias contra o nordeste não representa o povo do Rio Grande do Sul. Não admitiremos esse ódio, intolerância e desrespeito na política e na sociedade. Os gaúchos estão de braços abertos para todos, sempre”, escreveu Eduardo Leite.
O governador gaúcho disse que vai convidar autoridades da Bahia para acompanhar os trabalhos de combate ao preconceito que estão sendo feitos no Rio Grande do Sul.
“Vamos buscar autoridades do querido estado da Bahia para que nos visitem e acompanhem as atitudes que já estamos empreendendo e para nos aliarmos em outras ações conjuntas de nossos estados para banir o preconceito”, finalizou.