Ouvindo...

Governo russo diz analisar proposta de Lula para mediar acordo de paz com Ucrânia

Vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia destacou posição de “equilíbrio” do governo brasileiro

Putin avalia proposta de mediação de paz do governo brasileiro, segundo agência estatal

O governo russo de Vladimir Putin vai analisar a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para mediar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia. A guerra iniciada após invasão das tropas russas em território ucraniano completa um ano nesta sexta-feira (24).

A informação é do vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, em entrevista à agência de notícias estatal TASS nesta quinta-feira (23).

Lula tem discutido com outros chefes de governo a construção de uma alternativa para mediar um fim para o conflito na Europa. O presidente disse ter conversado com o chanceler alemão, Olaf Scholz, o presidente francês Emmanuel Macron e o norte-americano Joe Biden sobre a criação de um “clube da paz” para colocar na mesa de negociações o presidente russo Vladimir Putin e o ucraniano Volodymyr Zelensky.

“Tivemos ciência das declarações do presidente do Brasil sobre uma posível mediação para encontrar caminhos políticos para evitar uma escalada na Ucrânia, corrigindo erros de cálculo no campo da segurança internacional com base no multilateralismo e considerando os interesses de todos os atores”, afirmou.

Galuzin disse que o Brasil possui um ponto de vista “equilibrado’ e disse que a Rússia valoriza o posicionamento adotado pelo governo brasileiro com relação à guerra. Em janeiro, Lula recusou um pedido de Scholz para enviar munição para tanques doados pela Alemanha à Ucrânia para serem usados nas estratégias de defesa.

“Gostaria de enfatizar que a Rússia valoriza a posição de equilíbrio do Brasil na atual situação internacional, sua rejeição a medidas coercitivas unilaterais tomadas pelos EUA e seus satélites contra nosso país e a recusa de nossos parceiros brasileiros em fornecer armas, equipamentos militares e munição ao regime de Kiev”, argumentou o vice-ministro russo,

“Ao mesmo tempo, podemos ver como Washington está pressionando o Brasil. Essa postura soberana merece respeito”, completou Galuzin.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.