O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (União Brasil), afirmou que o governo federal vai liberar R$ 7 milhões para o município de São Sebastião, cidade mais afetada pelas fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo.
Em entrevista à CNN, o ministro afirmou que os primeiros passos foram reconhecer o estado de calamidade e traçar os planos de trabalho para ajudar a região.
“Estamos em uma força tarefa contínua, trabalhando todo o final de semana e o feriado, nossas equipes trabalhando com as equipes do estado e dos municípios. Com planos para que possamos fazer transferências diretas para os municípios”, explicou Góes.
Ele explicou que o valor de R$ 7 milhões corresponde apenas ao primeiro plano de trabalho aprovado pelo governo federal, e que os planos de trabalho referentes aos outros municípios do litoral norte de São Paulo afetados pelas chuvas também estão sendo avaliados.
“Além de tudo que já foi empregado em termos de pessoas, equipamentos, viaturas, aeronaves e produtos, trabalhamos desde domingo no reconhecimento sumário do estado de calamidade pública dos seis municípios mais atingidos”, disse Góes.
Até o momento, o governo de São Paulo informou que as chuvas causaram 48 mortes e cerca de 30 pessoas estão desaparecidas na região.